Timemania: a nova mania de iludir o torcedor

Posted Postado por Martinho em Artigos     Comments Sem Comentários
set
8

Artigo originalmente publicado no Jornal O Dia, Rio de Janeiro, 08 set 2006, p. 06; e no Jornal Extra em fevereio de 2008. Edição Eletrônica. Blog de Gilmar Ferreira. Galeria de Notáveis.

Acaba de ser aprovado o projeto de lei que institui a Timemania, loteria apregoada como a salvação dos clubes brasileiros, cuja maioria se encontra endividada até o pescoço. Mas como todo remédio que se preza, ela não é capaz de solucionar todos os males financeiros do nosso futebol, pois se destina apenas a abater as dívidas dos clubes com o governo federal.

Na verdade, a Timemania não foi idealizada com o objetivo de ajudar os clubes, sendo antes uma forma criada pela União para receber os seus créditos, que estavam se tornando absolutamente impagáveis em virtude do alto valor que atingiram e que levariam à penhora de sedes sociais e estádios, arruinando agremiações centenárias e de grande apelo popular, o que era inviável politicamente.

Ela funciona como se fosse um contrato: o clube cede à Caixa Econômica o direito de usar os seus símbolos na loteria, recebendo em contrapartida um percentual daquilo que vier a ser arrecadado pelas apostas.

Mas os clubes endividados não verão a cor desse dinheiro, já que ele irá diretamente para uma conta específica, até abater totalmente o que for devido à União. Só após pagar as dívidas é que os clubes receberão diretamente esses valores.

Infelizmente a Timemania é apenas mais uma medida paliativa, já que soluciona somente as dívidas atuais com a União, tendo-se desperdiçado oportunidade histórica de se preverem mecanismos de controle, impedindo novos desmandos na administração dos clubes, o que por certo nos levará a enfrentar esse problema novamente em futuro não muito distante.

Comentários da página