Saiu o Estudo da bilheteria do Brasileirão!

Posted Postado por Martinho em Blog     Comments 2 Comentários
jan
23

A BDO Brazil, acaba de divulgar um estudo sobre a bilheteria do campeonato brasileiro.

Dentre outras, foram feitas as seguintes análises:

– Evolução histórica da arrecadação total com bilheteria (10 anos)
– Evolução histórica do público total (10 anos)
– Evolução histórica do público médio (10 anos)
– Evolução histórica do ticket médio (10 anos)
– Média de público por Arenas
– Ticket Médio por Arenas
– Comparação de público (Arenas Novas x Arenas Antigas)
– Comparação de Arrecadação (Arenas Novas x Arenas Antigas)
– Comparação de Ticket Médio (Arenas Novas x Arenas Antigas)
– Público e Ticket Médio por horário
– Público Médio, Público Total, Renda Total e Ticket Médio por clubes
– Maiores públicos do ano (Top 10)
– Maiores Bilheterias do ano (Top 10)
– Maiores Ticket Médio (Top 10)

CONCLUSÕES

As conclusões do estudo foram as seguintes:

I- A arrecadação com bilheteria do Campeonato Brasileiro de 2015 foi a maior da história;

II- Apesar do crescimento em relação ao ano anterior, o público total foi 6% menor se comparado ao Campeonato Brasileiro de 2009;

III – A média de público do Campeonato Brasileiro, nos últimos 10 anos, foi de 15.553 pessoas por jogo;

IV – O ingresso do Campeonato Brasileiro de 2015 foi o mais caro da história, com aumento de 7% em relação ao ano anterior;

V- Com média de 35.484 pessoas por jogo, a Arena Corinthians teve a melhor média de público do torneio. A Pior foi a do Estádio Moisés Lucarelli;

VI- Com um preço médio de R$ 88,61, o ingresso da Arena Pantanal foi o mais caro do torneio;

VII – As novas arenas tiveram um público médio 135% superior aos estádios antigos. Já a bilheteria média foi 292% superior:

VIII – O ingresso para assistir um jogo nas novas arenas foi, em média, 67% mais caro que nos estádios antigos;

IX – A maior média de público pertenceu aos jogos das manhãs de domingo. Foram 31 jogos com um público médio de 24.049 torcedores.

X – O Ticket Médio do campeonato brasileiro de 2015 foi o maior da história. Entre R$35,00 e R$40,00;

XI – De casa nova, o Palmeiras teve o ingresso mais caro do campeonato brasileiro. A Chapecoense, o mais barato;

XII – Corinthians, Palmeiras e Flamengo foram os únicos clubes com bilheteria média acima de R$1 milhão.

Pedro Daniel, da BDO Brazil, responsável pela pesquisa, falou sobre os seus resultados.

Quais os resultados do estudo que mais lhe surpreenderam?

Alguns números são bem interessantes de analisar como, por exemplo, a diferença de público e de ticket médio entre arenas novas e estádios antigos.Das 50 maiores bilheterias do campeonato, 49 vieram das novas arenas.O público de acordo com os horários também pode auxiliar bastante o planejamento dos clubes.

O senhor acha que é satisfatória a média de público de 15.553 pessoas dos últimos 10 anos de campeonato brasileiro?

A média de público do nosso campeonato é menor que a 2a divisão do campeonato inglês e do campeonato alemão. Está bem abaixo do nosso potencial.Entretanto temos alguns sinais de avanço, como a média de público nas novas arenas que foi de 24.505 pessoas.

O que o senhor considera que precisa ser feito para que haja um aumento de público nos estádios brasileiros?

Como legado da Copa do Mundo, temos infraestrutura física pronta para receber jogos de grande nível. Porém diversos pontos impactam os números, como a violência, o horário das partidas, logística para entrada e saída, etc

O tradicional horário do jogo de futebol aos domingos às 16 horas ficou apenas na sétima colocação em termos de público. O senhor teria uma explicação para isso?

Tradicionalmente os jogos nesse horário são os de maior público e renda mas, nesse ano, tivemos jogos aos domingos às 11hs que foram um sucesso de público. O horário é adequado para as famílias, a logística fica facilitada.

Chamou a atenção o fato de que as novas arenas tiveram muito mais público do que as antigas. Esse é uma prova de que o torcedor precisa finalmente ser tratado como autêntico consumidor?

Certamente. O estudo comprovou que o público está disposto a pagar mais por um serviço melhor. Precisamos discutir e elaborar um planejamento estratégico para o futebol brasileiro, não apenas para um ou outro player desse mercado.

2 Comentários em “Saiu o Estudo da bilheteria do Brasileirão!”

  • OK estatísticas que mostram hiper-possibilidades mas com a trava que as entidades do futebol acionam a cada processo, fica difícil. Mas não impossível. Obrigada pela abertura de tão importantes números.

    • Nós é que agradecemos pela participação e por interagir conosco Marilvia!

Comentários da página